quinta, 17 de janeiro de 2019

CENT. DO SUL REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR


O Governo Municipal em parceria com a secretaria do Fomento Agropecuário e Meio Ambiente, EMATER, SEAB – Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Conselho do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – DRSS e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional-COMSEA, promoveram em Centenário do Sul a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SIMULTÂNEA COM I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER). O evento aconteceu na última sexta-feira, 19, no Salão e Cine Paroquial. Estiveram presentes, representantes de entidades ligadas a agricultura e agricultores como também, representantes na área de Segurança Alimentar e Nutricional, a participação foi excelente, pois de 150 convidados estiveram presentes 119 participantes.

A idéia de reunir os dois assuntos em uma só conferência foi pela relação dos temas: 1º Tema (SAN) Segurança Alimentar e Nutricional- “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, 2º Tema- (ATER) ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL “O Fortalecimento da ATER para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-DRSS”. Houve uma palestra magna que salientou sobre os dois temas, ministrada pelo Sr. Gervásio Vieira- Engenheiro Agrônomo da Emater de Londrina, porém logo após houve a discussão por eixos de cada tema, abrangendo para o amplo debate sobre a necessidade da assistência técnica eficiente em todo o ciclo, desde a fase de produção até a chegada aos consumidores finais, buscando a eficiência na segurança alimentar, porém é através de conferência como esta com a participação de um público alvo que conseguimos fazer com que reflitam e preparem-se com o trabalho para o futuro em planejamento e gestão das propriedades com fins de melhorar a produtividade e o rendimento delas, buscando mais conforto e renda para as famílias.

Essa conferência conseguiu unir todas as suas lideranças dos segmentos urbanos ou rurais, para que eles atentem às mudanças necessárias pra que consigam ofertar um produto de melhor qualidade, organizar mais as ações desenvolvidas. E “acima de tudo, a preocupação da disponibilidade de alimentos com qualidade”

Desta conferência saíram eleitos delegados titulares e suplentes para representarem o município na conferência regional no mês de Julho, para defenderem o que é necessário para o município de Centenário do Sul, de acordo com o que foram debatidos nesta conferência, tanto na área do SAN como na de ATER.

Embora nos municípios estejam acontecendo individualizadas, a conferência regional vai acontecer de forma conjunta. Haverá uma plenária com palestras e discussões e, na sequência, os grupos irão trabalhar por setor e as conclusões serão encaminhadas para a etapa estadual. A etapa regional está marcada para o dia 21 de julho, na cidade de Londrina –Pr.


Data: 23/06/2015 14:03:16
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.