quarta, 17 de julho de 2019

GOVERNO MUNICIPAL INICIOU A CONTRATAÇÃO DE ACS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO 2014

Na manhã dessa segunda-feira, 03/08, o prefeito Luiz Nicacio, assim como de costume em todas as admissões por meio do Concurso Público Municipal – Edital 01/2014, recebeu em seu gabinete os novos servidores que assumirão o cargo de ACS-Agente Comunitário de Saúde. Em sua fala o prefeito Luiz Nicacio falou da importância do cargo de ACS e recomendou aos novos servidores que assumam o cargo com toda essência da função do Agente Comunitário de Saúde. O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde.Um Agente Comunitário de Saúde participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.

O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:

- Realizar mapeamento de sua área;

- Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;

- Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

- Identificar área de risco;

- Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário;

- Realizar ações e atividades, no nível de suas competências nas áreas prioritárias da Atenção Básicas;

- Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;

- Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;

- Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;

- Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;

- Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;

- Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.

De acordo com o Decreto nº 173/2015 tomaram posse os servidores:

ANA CLAUDIA CORDEIRO, LEONARDO LUCAS CORREIA DA SILVA E RENATA FERNANDA SOARES PASSONE.

Além dos servidores estiveram presentes, o prefeito Luiz Nicacio, o vice prefeito Edgar Soares, o secretário de Administração Marcos Leite, o secretário de Planejamento (Área de Saúde), Junior Tavian e o diretor do setor de Recursos Humanos, Sr. Paulo Pereira.

Data: 03/08/2015 12:40:55
Categoria: Antigas