sexta, 22 de março de 2019

PROJETO MARACUJÁ - DIA DE CAMPO


O Governo Municipal de Centenário do Sul, por meio da secretaria de Fomento Agropecuário e Meio ambiente, em parcerias com o Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Cooperiguaçú, Emater e SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, realizou no ultimo dia 04/08, o Dia de Campo – Frutas no arenito – Projeto Plantio Maracujá.

O evento aconteceu no Banco da Terra – Santo Expedito I, na propriedade do Sr. José Meneguetti.

A Prefeitura Municipal de Centenário do Sul está incentivando o plantio de maracujá com uma nova tecnologia de produção de mudas altas, visando a convivência com a virose, doença que afeta toda a produção de frutos. De acordo com a secretaria municipal do Fomento Agropecuário, este é o primeiro projeto de produção de mudas altas no Paraná, e que tem o objetivo de beneficiar os produtores do município.

A Prefeitura produz a muda alta, estaqueada sem custo para o produtor, amenizando o trabalho e o risco que esse produtor teria se levasse uma muda pequena ao campo. Este incentivo está dentro do plano do Governo Municipal na geração de renda para o produtor e sua família, aumentar a arrecadação do município e fornecer um produto seguro para o consumidor.

As mudas são produzidas e conduzidas no viveiro, ambiente totalmente telado, onde são protegidas contra a entrada de insetos sugadores, ventos fortes e chuvas de granizo. A partir de agosto, até o mês de setembro essas mudas serão levadas para o campo, o produtor já estará com a espaldeira pronta e com as covas devidamente preparadas. Após serem plantadas e bem conduzidas, por volta de 90 a 120 dias, já estarão florescendo e a colheita, se estende até final de julho, quando serão eliminadas para iniciar o vazio sanitário por 30 a 40 dias, quando se inicia novo plantio. A tecnologia veio por intermédio da Emater que acompanha passo a passo a produção das mudas, além da organização do grupo de produtores até sua comercialização. A variedade que está sendo implantada é o Ovolado Gigante, semente produzida pela Epagri-Instituição de Pesquisa de Santa Catarina.

O objetivo do Dia de Campo é levar aos agricultores informações a respeito do projeto, neste caso, o plantio do maracujá. Os agricultores assistiram a demonstração de como realizar o plantio, o manuseio e como fazer a cova e regar as mudas, procedimentos que cada agricultor deverá realizar em sua propriedade posteriormente. A técnica foi apresentada pelo eng. agrônomo da Emater, Sr.Élcio Rampazzo e pelo Sr. Aparecido de Paula Pinto (encarregado de cultivar as mudas na estufa). Também no evento, foi apresentada a “Cartilha de Compromisso”, que cada agricultor participante do projeto irá receber. A cartilha contém informações e coleta de dados desde a fase de recebimento das mudas, até a colheita e venda dos frutos.

Além dos agricultores participantes do projeto e convidados, estiveram presente neste evento, o vice prefeito Djalma Edgar Soares, o presidente da câmara municipal, vereador Pedro Carlos Lisboa de Jesus, vereador Osvaldo Antivere, a secretária do Fomento Agropecuário e Meio ambiente, Fátima Medeiros, secretários municipais: Valquíria P.de Barros – Esporte e Lazer, Marcos Leite – Administração, Vanderly P. Nicacio – Assistência Social, Sueli Simon – Educação, Antonio L. Porto – Indústria e Comércio, o presidente do Sindicato Rural, Valter F. Lima, pastor Reginaldo F. Alves, Ademir Antonio Rodrigues (Gerente Regional Norte-Emater) representando também Paulo Eduardo Felix (Coordenador da ADAPAR); Sérgio Carneiro (Gerente Regional da Emater), também representando Antonio Carlos Barreto (Chefe do Núcleo da Seab); José Raimundo de Sá (IAPAR); Gervásio Vieira (Coordenador Regional da Emater). Contamos com presença de Solange Maria Leme da Silva (engenheira agrônoma da cidade de Maracaí (SP), Ivanide Dezingrini (agricultora de Maracaí) e Luiz Fernando Dall Evedore (Marília-SP), interessados no desenvolvimento do Projeto Maracujá- Mudas Altas.


Data: 07/08/2015 14:05:26
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.