terça, 25 de junho de 2019

7 DE SETEMBRO - DESFILE CÍVICO ACONTECERÁ NESTA SEXTA-FEIRA 04/09


A prefeitura municipal de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Educação, assim como em anos anteriores, antecipou o desfile cívico de 7 de setembro. Como neste ano o feriado será na próxima segunda-feira, o desfile foi antecipado para a sexta-feira dia 04. O prefeito municipal Luiz Nicacio convida a todos para participarem deste momento de civismo. O desfile começará as 09h00 da manhã em frente a secretaria municipal de Educação (em frente a praça do ginásio de esportes) e terminará em frente a prefeitura, com a entonação do hino nacional. Haverá a participação de alunos das escolas municipais, filantrópicas e estaduais e também de alunos dos projetos da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

O 7 de setembro - importância

O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.

Contexto Histórico

Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

Como foi o 7 de setembro

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retorno imediato a Portugal.

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

Você sabia?

- A viagem que Dom Pedro estava fazendo, no começo de setembro de 1822, a São Paulo tinha como objetivo resolver disputas políticas na província.

- Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822.

- Somente em agosto de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha, Portugal reconheceu a independência do Brasil.

Fonte: www.suapesquisa.com


Data: 03/09/2015 13:43:30
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.