sábado, 19 de janeiro de 2019

FRUTAS DO ARENITO - CENT. DO SUL - PROJETO SEGUE PARA A COLHEITA DE "BONS FRUTOS"


O município de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal do Fomento Agropecuário, em sequencia aos trabalhos do PROJETO MARACUJÁ – FRUTAS DO ARENITO realizou uma reunião no último dia 11, na câmara municipal, a 16ª reunião, com os agricultores envolvidos no projeto. Participaram também da reunião a secretária do Fomento Agropecuário e Meio ambiente, Fátima Medeiros, o presidente do Sindicato Rural, Sr. Valter Ferreira Lima, o Sr. Gervásio Vieira (Coordenador Regional da Emater), os vereadores Noel de Moura Neto e Osvaldo Antivere, servidores da secretaria municipal do Fomento Agropecuário e convidados.

O objetivo da reunião foi reunir os participantes do projeto, para discutirem possíveis problemas enfrentados desde o inicio do plantio do maracujá até o exato momento e definir juntos algumas estratégias como colheita, preço, embalagem, nota fiscal, transporte e negociação da produção em Londrina e Maringá. Além desses assuntos um tema muito importante tratado na reunião, foi os cuidados com a “deriva”. A secretaria municipal está providenciando uma carta circular, para entregar aos agricultores com propriedades vizinhas dos produtores do maracujá, com o objetivo de orientá-los quanto aos cuidados e ocorrências no caso de “deriva”.

Quanto à comercialização, foi apresentado aos produtores, o preço médio praticado no SEASA em 07 meses de colheita no ano de 2015. Em comparação ao ano de 2014, o preço médio da caixa de 14 kg caiu de R$ 42,53 para R$ 34,96. De acordo com um levantamento feito, com uma produção de 20 kg por planta, sendo que o projeto conta com mais de 9 mil mudas, a produção será de aproximadamente 192 mil kg de maracujá.

O projeto é um incentivo do município aos agricultores, com isso a prefeitura municipal de Centenário do Sul produz a muda alta, estaqueada sem custo para o produtor, amenizando o trabalho e o risco que esse produtor teria se levasse uma muda pequena ao campo. Este incentivo está dentro do plano do Governo Municipal na geração de renda para o produtor e sua família, aumentar a arrecadação do município e fornecer um produto seguro para o consumidor.


Data: 20/11/2015 18:47:00
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.