terça, 25 de junho de 2019

CENT. DO SUL REALIZOU A X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Na última terça-feira, 23, aconteceu no auditório do Cine Paroquial de Centenário do Sul a X Conferencia Municipal de Saúde. A conferência municipal de 2015 trouxe o tema, “SUS – DIREITO DO POVO BRASILEIRO – SAÚDE PUBLICA PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS”.

O evento contou com a presença de vários secretários municipais; conselheiros de saúde, representantes das entidades municipais e representantes da comunidade, igrejas, associações, sindicados, prestadores de serviços, usuários e funcionários da política municipal de saúde, com um total de 79 participantes.

Da abertura da X Conferencia Municipal de Saúde participaram da mesa diretora; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Centenário do Sul, Sr. Jaime Antonio do Santos, a secretária municipal de Saúde, Telma Cristina Ceron, representando o prefeito Luiz Nicacio, esteve o secretário de Administração, Melquiades Tavian Junior, o presidente da câmara de vereadores, vereador Pedro Carlos Lisboa de Jesus, estiveram presentes também, a diretora da 17ª Regional de Saúde-Londrina, Dra.Teresinha de Fátima Sanchez, o chefe de Vigilância em Saúde, Sr. José Carlos Moraes. A palestra do evento foi ministrada pela Sra. Joelma Carvalho, assessora dos conselhos municipais da 17ª Regional de Saúde.

A presente conferência teve por finalidade avaliar a situação do sistema Saúde no município; formular, fixar e avaliar as diretrizes gerais da política municipal de Saúde; eleger e referendar as instituições, órgãos e entidades que irão compor o Conselho Municipal de Saúde; eleger os delegados que participarão da 11ª Conferencia Estadual de Saúde. Além do tema central, a conferência teve como subtemas: consolidação das redes de atenção a saúde - promovendo a integralidade da atenção, fortalecimento do controle social na saúde- participação do cidadão na promoção da sua saúde, Financiamento, democratização e qualidade da gestão pública em saúde .

Trabalho de grupo:

Eixo1 - Sub tema – Consolidação das redes de Atenção á saúde- promovendo a integralidade da Atenção.

1 – Ampliação da equipe do NASF com contratação de profissionais fisioterapeutas e ginecologista

2 - Reabertura do centro de cirúrgico

3 - Abertura de centro de reabilitação prolongada ao dependente químico

4 - Abertura do CAPS

5 - Contratação de recursos humanos suficientes para o atendimento para o horário integral da UBS

6 - Implementação do P.S.F rural

Eixo 2 -Sub tema – Fortalecimento do Controle Social na Saúde e participação do cidadão na promoção da saúde

AMBITO MUNICIPAL:

1 – Promover a conscientização da população, por meios de programas de prevenção a saúde

2 - melhorias no atendimento ao cidadão

AMBITO ESTADUAL

1 - Oferecer recursos para contratação de profissionais capacitados e equipar as unidades de saúde de acordo com a necessidade de cada local

Eixo 3 - Sub tema: – Financiamento, democratização e qualidade de gestão pública

AMBITO MUNICIPAL

1 - Total autonomia para gerenciamento dos recursos do fundo municipal de saúde pelo gestor municipal de saúde com CO Responsabilidade do Conselho Municipal de Saúde

2 – Participação do Conselho na elaboração do plano municipal de saúde e nas leis PPA, LDO, LOA

3 – Iniciar sistema de informatização para rede de atendimento a saúde

AMBITO ESTADUAL

1 – Repassar recursos em dia

2 – Extrato mensal com repasses de recursos

ÂMBITO FEDERAL

1 – Incentivo Federal para municípios que possuem acompanhamento de movimento social

Logo após a apresentação do trabalho de grupo foi apresentado aos presentes, os membros do Conselho Municipal de Saúde e dentre os apresentados a próxima etapa será a formação da mesa diretora. Entre os membros do conselho, foram escolhidos dois membros usuários para representar o segmento de usuários na 11ª Conferencia Estadual de Saúde, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 do mês de agosto de 2015, em Curitiba, sendo eleito como membro titular: Márcia Rodrigues da Silva e como membro suplente: José De Pádua Ribeiro.


Data: 25/06/2015 18:18:41
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.