terça, 22 de outubro de 2019

CENTENÁRIO DO SUL CONTRA DENGUE - VENHA VOCÊ TAMBÉM PARA ESTE COMBATE



O verão vem chegando e ele é uma das estações mais apreciadas, pois são dias de sol, calor e um céu azul que agrada qualquer pessoa, porém isso tudo pode ser perdido quando a dengue não é combatida e faz cada vez mais vitimas. Essa é a estação em que mais ocorrem casos da doença, pois as condições do clima favorecem o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É preciso que todos fiquem atentos quanto aos cuidados básicos que são fundamentais no combate da dengue, assim como os sintomas que aparecem, pois assim que eles são sentidos é preciso ir até o médico mais próximo. Os cuidados de combate não devem ser apenas no verão, pois se combatido também no inverno as possibilidades de dengue no verão serão mínimas.
O mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos em lugares com água parada e limpa. A melhor forma de combater essa doença é acabar com esses locais que podem servir de criadouro. Vasos de plantas devem ser cobertos com areia, caixas d’água devem ser tampadas, garrafas, tampinhas e demais recipientes que possam acumular água devem ser colocados de forma que não ocorra essa acumulação. Terrenos vazios é um perigo quando se trata da dengue, pois geralmente nesses locais existem lugares que podem servir para a criação do mosquito da dengue.
Diante das proximidades do verão, a Administração municipal já reuniu o Comitê de Combate a Dengue, para traçar algumas estratégias, que contam com a participação da população.
Atividades envolvendo as escolas e alunos estão sendo elaboradas, como trabalho escolar para o aluno que ficará responsável pela comunicação com os moradores de sua rua e de seu quarteirão de moradia, visitando as casas e conversando com os moradores sobre a importância dos cuidados que cada morador deve ter com sua residência. As escolas estarão realizando limpezas nas imediações do colégio. A APAE realizará atividades com os alunos, criando cartazes e faixas. A secretaria de Saúde realizará uma Feira de Ciências, com exposição dos equipamentos utilizados pela secretaria no combate a dengue, além de palestras nas escolas da rede municipal, estadual, privada e filantrópica.
"É importante a participação de toda população na eliminação de focos da dengue, uma vez que o mosquito prefere criadouros encontrados dentro de casa, como vasos, pratinhos e caixa de água mal vedada. "A dengue é uma doença que deve ser combatida por todos diariamente, uma vez que o mosquito transmissor se prolifera muito rápido", disse a Secretária de Saúde. No mês de abril, a vigilância sanitária comunicou os munícipes através de um folder informativo à respeito das notificações e multas que serão aplicadas, para moradores que não respeitarem a Lei Municipal Nº. 2.112/2007 - Código de Posturas do Município: em conformidade ao Art. 7º, Parágrafo 1º: “Os proprietários ou responsáveis pelos imóveis deverão tomar as medidas necessárias para evitar a formação de focos de insetos, principalmente a eliminação de recipientes que possam acumular água.”
Portanto, caso seja encontrado lixo e entulhos capazes de acumular água nos imóveis, haverá aplicação de multa de 10 (dez) Unidades Fiscais Municipais, ou seja, no valor de R$ 464,00 (quatrocentos sessenta e quatro reais). Contamos com a colaboração de todos para manter os quintais limpos e acabar com a Dengue na nossa cidade. “Ressaltamos que tal medida é necessária para proteger a saúde dos moradores.”

Veja o vídeo: https://www.facebook.com/photo.php?v=237630146402291&set=vb.129695433862430&type=2&theater

A.COM


Data: 29/11/2013 10:31:20
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.