quarta, 16 de janeiro de 2019

COMITÊ MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE DISCUTE ESTRATEGIAS CONTRA A DENGUE E À FEBRE CHIKUNGUNYA.


Na tarde dessa quinta-feira, 30, reuniu-se no gabinete da prefeitura municipal de Centenário do Sul, o Comitê de Combate à Dengue. Participaram da reunião as respectivas Pastas e seus representantes: Telma Ceron - Saúde, Sueli Simon - Educação, João Carlos - Cultura, Junior Tavian - Administração, Rafael Galego - Planejamento, Maria Elza - Assistência Social, Rivaldo de Souza - Infra estrutura e os setores de Vigilância Sanitária - Jaime dos Santos e Ednaldo Terra - Comunicação e a convite do Comitê, também participou o Pe. Vagnê Gama dos Santos que a partir desta data será membro integrante do comitê.
O Comitê da Dengue foi criado em 2013 com intuito de se preparar estratégias de combate à Dengue, definindo metas em ações que possam envolver a comunidade contra a proliferação do mosquito aedes aegypti.

O objetivo da reunião foi a definição de ações de combate e conscientização diante do período das chuvas que se aproximam com o verão, uma vez que o transmissor da dengue se multiplica em água acumulada em vasilhas abandonadas em fundos de quintais, vasos de plantas, calhas e outros. Outro motivo foi para o alerta que se encontra no Brasil com o surgimento da FEBRE CHIKUNGUNYA. Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus ( pernilongo comum).

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

De acordo com o Ministério da Saúde, para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da Dengue, ou seja, evitar água parada.

Com a reunião, o Comitê apontou algumas ações que serão elaboras envolvendo a população centenariense. Ações como reuniões de bairro, o uso da imprensa falada, escrita e redes sociais para conscientização da população, palestras nas escolas envolvendo os alunos com atividades educacionais de combate na própria residência, a participação da igreja Católica e Evangélica empenhadas na conscientização dos fiéis quanto aos riscos da Dengue e da Febre Chikungunya.

O Governo Municipal conta com a colaboração de entidades e principalmente do cidadão para que cada um faça sua parte zelando pelo próprio espaço em que se vive, evitando lixo que acumule água.
A próxima reunião do Comitê acontecerá no dia 12 de novembro às 14h00.

A.COM


Data: 31/10/2014 17:55:29
Categoria: Antigas

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.