domingo, 29 de março de 2020

PPA 2018-2021 - Representantes do Governo Municipal estiveram no Distrito Vila Progresso para Audiência Pública


A prefeitura municipal de Centenário do Sul realizou na noite da ultima quarta-feira, 06, a primeira das oito reuniões de planejamento financeiro do município para elaboração do PPA 2018-2021, que aconteceu no Distrito Vila Progresso.

A reunião teve inicio as 19h00 e contou com a presença de moradores e membros da administração, secretários, diretores e dos vereadores: Prof. Adam Lineker, Bertam e Sueli Advogada. Os moradores presentes solicitaram a inclusão de várias propostas em diversas áreas para a elaboração do próximo PPA.

Saúde

Na área da saúde, os moradores pediram a estruturação de uma farmácia para a nova UBS, que está em fase de pré- inauguração. Caso não seja viável, foi indicada a implantação de uma farmácia itinerante. No setor odontológico, os moradores pediram a implantação do atendimento de um dentista com atendimento na nova UBS, ou a viabilidade de um atendimento itinerante com unidade móvel, pois atualmente os moradores precisam se locomover até Centenário do Sul para atendimento. Sugeriram a implantação de uma equipe do PSF – Programa Saúde da Família. Ampliação no atendimento médico na UBS local. Implantação de uma farmácia 24 horas no hospital municipal e a contratação de um segurança para a UBS do Distrito Vila Progresso. Fora do PPA, os moradores solicitaram ao secretário de Saúde, Junior Taviam, uma conversa com os proprietários de farmácia, afim de que seja levada a sério a escala de plantão estabelecida entre eles, pois se queixaram de muitas vezes chegarem até a farmácia indicada no plantão, e não serem atendidos, principalmente no período noturno.

Desenvolvimento Econômico

Para este setor os moradores sugeriram que seja fomentada a geração de empregos para a comunidade local, e como sugestões indicaram que o secretário da pasta, Celso Delani, juntamente com o diretor do setor de Indústria e Comércio, Rodrigo Lens, dialoguem com a direção da fazenda Palmeira, para que na utilização da mão de obra, realize contratações de moradores do distrito. Também sugeriram a criação de empregos, com incentivo para possíveis empresários se instalarem. Outra importante proposta indicada foi a criação de ações para incentivar o comércio local, a fim de atender os turistas que visitam o Parque Estadual Ibicatu. No Fomento Agropecuário foi apresentada a inclusão da proposta de incentivo ao plantio do maracujá, urucum (coloral) e criação de frango caipira, como opção de geração de renda aos agricultores do município.

Educação – Esporte e Cultura

Os moradores indicaram a contratação de um porteiro para a escola municipal. Na área de Esporte e Cultura sugeriram a ampliação e criação de ações como a implantação de aulas de karatê, capoeira, danças, cursos e outras artes, estendendo o atendimento aos moradores do distrito. A criação de uma extensão da escolinha de futebol Furacão na Vila Progresso. Sugerir ao proprietário, a doação da área do campo de futebol ao município, para que a administração possa fazer as manutenções por meios legais,  implantação da fanfarra, com a participação de alunos da Vila Progresso, implantação do EJA – Projeto de Educação de Jovens e Adultos, construção de uma quadra coberta,  transferência da creche local para o prédio da escola municipal prefeito Afonso Belenda após término das obras da nova escola. De imediato foi solicitado uma advertência aos motoristas do transporte escolar, para que diminuem a velocidade de tráfego nas ruas do distrito.

Assistência Social

Os moradores do distrito sugeriram a restauração do prédio do Centro Comunitário, para que após sejam desenvolvidas ações com a utilização do espaço. Implantação de cursos artesanais, culinários entre outros.

Infraestrutura e Serviços Públicos

Os moradores solicitaram da administração, a instalação de lombadas, limpeza e colocação de tampas em diversas “bocas de lobo”, a pavimentação nas demais ruas que se encontram sem asfalto, a manutenção no asfalto que liga o distrito à rodovia PR -450, sinalizar a entrada de acesso do distrito com placas de identificação, manter a limpeza nas margens das estradas nos canteiros da Avenida Brasil e entrada do distrito. Também foi solicitado ao município, que se faça o rebaixamento do barranco na entrada de acesso para a estrada, pois dificulta a visão dos motoristas. A conservação das estradas rurais também foi inclusa como proposta.

A próxima reunião de planejamento do PPA – 2018-2021 acontecerá no dia 12 de abril, as 19h00 e será com os moradores do Jardim Nazaré e da Vila Rural Vista Alegre.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
EDNALDO TERRA
(043) 3675-8010
ednaldoterra@hotmail.com


Data: 06/04/2017 14:47:20
Categoria: Comunicação

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.