domingo, 29 de março de 2020

PPA 2018-2021 - Moradores da Vila Rural e Jardim Nazaré apresentaram suas propostas

A prefeitura municipal de Centenário do Sul realizou na noite da ultima quarta-feira, 12, a reunião de planejamento financeiro do município para elaboração do PPA 2018-2021, com os moradores da Vila Rural, Jardim Nazaré e proximidades. A reunião aconteceu na chácara do Senhor Pedro (pai do Oséias).

A reunião teve inicio as 19h00 e contou com a presença de moradores e membros da administração, secretários, diretores e do vereador Bertam. Entre as propostas para a localidade e município, os moradores solicitaram as seguintes propostas.

Saúde

Na área da saúde, os moradores solicitaram que a farmácia da UBS mantenha um fornecimento de medicamentos de uso contínuo e básicos, sem interrupções. Também solicitaram do município a criação de um programa de controle da superpopulação de cães e gatos na cidade. Foi solicitada a adequação de um local mais próximo para a realização de vacinas para as crianças. Para esta proposta o secretário de Saúde, Junior Taviam, presente na reunião, explicou que no momento isso está acontecendo devido a reforma da UBS Anita Canet (posto de saúde central), e que quando as obras terminarem os atendimentos voltarão ao normal.

Desenvolvimento Econômico

Para este setor os moradores sugeriram que à Associação dos moradores da Vila Rural Vista Alegre, que façam uma cessão de uso do galpão, para que o município possa fomentar a geração de emprego e renda, disponibilizando o local para o funcionamento de uma indústria. No setor do Fomento Agropecuário, os proprietários de lotes na Vila Rural sugeriram ao município uma intervenção para a adequação das curvas de nível de todos os lotes, exigindo dos proprietários a tal realização.

Educação – Esporte e Cultura

Fizeram a indicação da construção de uma academia ao ar livre, de um campo de futebol e também de um parquinho infantil. Ou seja, o desenvolvimento de incentivos na área de Lazer, Esporte e Cultura.

Assistência Social

Os moradores do Jardim Nazaré, proximidades e Vila Rural sugeriram como alternativa para o galpão, a doação para o município, desde que seja destinado para o desenvolvimento de projetos sociais, que possam envolver crianças e jovens, na prática esportiva e cultural. A secretária da pasta, primeira dama Vanderli P. Nicacio cobrou dos moradores uma participação mais ativa nos programas já existentes.

Infraestrutura e Serviços Públicos

Para a Vila Rural os moradores solicitaram da administração, a construção de 3 guaritas como ponto de ônibus para alunos que utilizam o transporte escolar. Os moradores do Jardim Nazaré pediram a construção de uma guarita dentro do bairro. Citaram como uma importante indicação para o orçamento financeiro, a pavimentação total das ruas do Jardim Nazaré e também da rua principal da Vila Rural, além do acesso aos dois bairros.

A próxima reunião de planejamento do PPA – 2018-2021 acontecerá hoje, dia 17de abril, ás 19h00 e será com os moradores do Conjunto José Antonio Garcia.

EDNALDO TERRA
ednaldoterra@hotmail.com

Data: 18/04/2017 13:55:41
Categoria: Comunicação

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.