quinta, 09 de abril de 2020

PPA 2018-2021 - Moradores da Ventania participam em pequena quantidade


Na noite da última segunda-feira, 24, a administração municipal de Centenário do Sul, representada por secretários e diretores municipais, estiveram na Escola Municipal São José, na Ventania para ouvir as propostas dos moradores, a fim de elaboração do PPA – 2018-2021. Infelizmente a numerosa comunidade, foi representada apenas por oito moradores. Os moradores que se fizeram presentes apontaram as dificuldades encontradas por eles e citaram as seguintes inclusões para o orçamento financeiro do município.

Saúde

Na área da Saúde, os moradores solicitaram da administração, que se faça a contratação de um farmacêutico para a UBS Ana Garcia Ramos, com a finalidade de se manter o fornecimento de medicamentos na unidade, sem a necessidade de deslocamento até o posto central. Também solicitaram a construção urgente de uma cobertura na porta da frente na UBS Ana Garcia Ramos e a criação de um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos.

Desenvolvimento Econômico

Neste setor os moradores solicitaram a busca e o incentivo para a instalação de empresas, com o objetivo da geração de emprego e renda. Para esta finalidade indicaram a urgência na regulamentação e devidas melhorias necessárias para a transformação do terreno do aeroporto em um parque industrial e a criação de cursos profissionalizantes com professores devidamente qualificados na área.

Educação, Cultura e Esportes

Preocupados com a demanda que poderá ser aumentada após a entrega das casas do Residencial Casarim I, os moradores sugeriram que após a transferência da escola são José para o prédio que se encontra em construção, no local seja criado um Centro Educacional Infantil - CEI (Creche Menino Jesus II). Também foi proposta para utilização do prédio, a implantação de uma escola profissionalizante, com disponibilidade de vários cursos para a comunidade.

Assistência Social

Foi sugerida a construção de um Centro Comunitário, para a utilização em atividades comunitárias.

Infraestrutura e Serviços Públicos

Este foi o setor que mais recebeu propostas, os moradores indicaram como prioridade a recuperação asfáltica de várias ruas dos conjuntos. Ruas como: Dom Geraldo Fernandes, Luiz Zaia, João Severiano Ferreira e Nicésio Ferreira Martins, foram citadas como de extrema urgência na realização de um recape. Os moradores sugeriram a venda dos terrenos de propriedade do município que ficam próximo ao conselho tutelar, e que a administração reverta a receita em melhorias nas vias públicas dos conjuntos. Ou que seja construída uma praça no local. Foi solicitado que a administração inclua no orçamento, a regularização da rua paralela ao terreno da Cofercatu e faça a construção de uma ciclovia no local. Como proposta, os moradores citaram também a necessidade da colocação de redutores de velocidade em frente a Escola Municipal São José. Pediram a construção de uma capela mortuária, a manutenção dos bueiros e que os conjuntos que fazem parte da Ventania, sejam inclusos no projeto de rede de esgoto sanitário.

A próxima reunião de planejamento do PPA – 2018-2021 acontecerá nesta quarta-feira, dia 26 de abril e será com os moradores que residem na região que envolve os bairros: Jardim Europa, São Judas Tadeus e José Tavares. A reunião será às 19h00 no Clube da Terceira Idade. A presença dos moradores destes bairros é de extrema importância para a definição do orçamento financeiro do município.

 

 

Assessoria de Comunicação

EDNALDO TERRA
(043) 3675-8010
ednaldoterra@hotmail.com

 


Data: 25/04/2017 16:29:30
Categoria: Comunicação

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.