domingo, 16 de dezembro de 2018

SAÚDE - 10 minutos contra a dengue - Agora e sempre


Com a chegada do verão, a secretaria municipal de Saúde recomenda que se redobre os cuidados com a dengue. Nesta época do ano começa o ciclo de reprodução do inseto e as condições climáticas, mais chuvas e calor forte favorecem a procriação.

Portanto a prevenção torna-se essencial, devendo combater a dengue eliminando os possíveis focos, o lixo que acumula água e os devidos cuidados com recipientes, como caixa d’água e a limpeza de calhas e vasos.

Em nosso município os resultados positivos contra o mosquito aedes aegypti foram alcançados graças à colaboração do cidadão. No fim do mês de agosto, a secretaria municipal realizou um levantamento de índice para detectar a presença do mosquito. E de acordo com o responsável pelo setor, Jaime Antonio dos Santos, o índice apresentado ficou em 0,8% de infestação e isso significa que de 4.195 residências, em 51 foram detectadas a presença do vetor.

A infestação do mosquito no município diminuiu devido a vários fatores de grande importância, que entre eles está o aumento do efetivo de pessoal no combate a dengue, o trabalho realizado casa a casa e principalmente a conscientização dos moradores.

Não acumular água parada é o principal passo para evitar a proliferação da espécie e devemos estar preparados nesta estação chuvosa. A secretaria municipal de Saúde recomenda que o morador reserve na semana, pelo menos 10 minutos para o combate. De acordo com o Instituto Osvaldo Cruz, o mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. “Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças”. (Instituto Osvaldo Cruz) http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/10minutos.html

 

Assessoria de Comunicação.


Data: 27/12/2017 10:16:15
Categoria: Saúde

©2018 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.