terça, 25 de junho de 2019

SAÚDE - Programa Saúde na Escola leva ensinamentos sobre alimentação saudável e a prevenção sobre às drogas aos alunos do EJA


Dando início às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Anita Canet, Camila dos Santos Palmeira e a Nutricionista Letícia Oliveira de Souza, realizaram na última quarta-feira, 18, uma palestra educativa na escola Irmã Osmunda focando os temas da Alimentação e das drogas voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos fase I – (EJA).

O foco foi a conscientização sobre alimentação saudável e a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. A iniciativa é do governo municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, desenvolvida por profissionais da UBS - Anita Canet, em parceria com as escolas da rede municipal, as atividades compõem um cronograma de ações do PSE - Programa Saúde na Escola.

De acordo com a nutricionista, Leticia e a enfermeira Camila, ações como essas nas escolas despertam o interesse dos alunos para o fato de que a alimentação saudável faz toda a diferença em suas vidas e no seu cotidiano, principalmente no futuro. Letícia também enalteceu a importância de se comer bem, incluindo frutas, legumes e verduras diariamente em sua alimentação.

Por meio dos benefícios de uma alimentação saudável é possível evitar uma série de doenças como: a obesidade, o câncer, catarata, artrite, osteoporose, anemia, hipertensão, diabetes, hipotireoidismo e diversos tipos de distúrbios hormonais. Explicou a nutricionista.

Para a Enfermeira Camila, o momento também foi importante para que os alunos vivenciassem de perto como realmente se trabalha na promoção da saúde e na prevenção de doenças junto às comunidades, alertando-os acerca dos remédios e enfatizou sobre a importância de não se medicarem por conta própria e o uso excessivo dos chás.

A professora da sala Liliane Dal Bem, relatou que a palestra serviu para melhor informar sobre os temas já abordados em sala de aula. “Ter profissionais capacitados falando sobre as temáticas é algo que enriquece ainda mais o debate, e faz com que os alunos tenham mais atenção com os temas tão importantes para a formação deles”. 

Segundo a coordenadora da UBS - Anita Canet - Chiara de Sousa Apa, atividades desse tipo visam alertar os jovens e adultos sobre os cuidados que devemos ter com a alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e ainda como evitar contato com o mundo das drogas. 

Fez referência também que o PSE trabalha com diversas temáticas importantes para as crianças, adolescentes, jovens e adultos e que a parceria entre os profissionais tem dado muito certo. Em se tratando de prevenção, as temáticas abordadas em palestras ou rodas de conversa que são elencadas pela escola e as equipes de trabalho.

 

Texto e foto: Bete Simon - Adaptação: Assessoria de Comunicação.


Data: 24/04/2018 10:06:24
Categoria: Saúde

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.