domingo, 18 de novembro de 2018

SAÚDE: Dengue - É fácil combater só não pode esquecer


Dengue, Chikungunya e Zica são doenças perigosas, transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Este mosquito encontrou condições muito favoráveis em nosso ambiente para o seu desenvolvimento. 

A sua reprodução ocorre em qualquer recipiente com água parada, como caixas d"água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.Medidas de controle e prevenção centradas apenas no combate químico não apresenta bons resultados. Sem a participação e mobilização de toda comunidade e integração dos setores tanto públicos quanto privados, torna-se difícil conter esse vetor, que como sabemos, possui altíssima capacidade de adaptação ao nosso ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos de armazenar água.

É um compromisso de todos! Para combatê-lo precisamos de você: aceite ser um agente voluntário e vamos VIRAR esse jogo. É tempo de combater a DENGUE. Dedique 10 minutos do seu tempo para a prevenção. Cuide do seu próprio quintal. Juntos venceremos.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO: Seja vigilante em sua casa, trabalho ou escola. Dedique alguns minutos do seu dia no controle a dengue e preste atenção para as medidas de prevenção:

  1. Mantenha bem tampados tonéis, baldes, caixas d’água, cisternas, poços ou qualquer outro depósito que acumule água;
  2. Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo;
  3. Coloque os pneus em locais cobertos;
  4. Encha de areia os pratinhos dos vasos de planta;
  5. Limpe as calhas d’água;
  6. Não deixe água acumulada nas lajes;
  7. Não acumule entulhos e objetos fora de uso na sua casa e quintal que possam acumular água da chuva;
  8. Não jogue lixo nos terrenos baldios, pois uma tampinha, um copo, uma lata ou garrafa pode se transformar em foco para o mosquito crescer;
  9. Verifique se o lixo está bem fechado;
  10. Lave duas vezes por semana os depósitos de água dos animais.

Tomando os cuidados necessários você reduz o risco de ter a doença e ajuda a combater o mosquito. E não esqueça a Dengue, Chikungunya e a Zica podem matar!

 

E lembre-se, moradores que não respeitarem a Lei Municipal Nº. 2.112/2007 - Código de Posturas do Município: em conformidade ao Art. 7º, Parágrafo 1º: “Os proprietários ou responsáveis pelos imóveis deverão tomar as medidas necessárias para evitar a formação de focos de insetos, principalmente a eliminação de recipientes que possam acumular água.” Portanto, caso seja encontrado lixo e entulhos capazes de acumular água nos imóveis, haverá aplicação de multa de 10 (dez) Unidades Fiscais Municipais, ou seja, no valor de R$ 798,60 (setecentos e noventa e oito reais e sessenta centanvos). Contamos com a colaboração de todos para manter os quintais limpos e acabar com as possíveis doenças na nossa cidade. “Ressaltamos que tal medida é necessária para proteger a saúde dos moradores.”

 

 

Assessoria de Comunicação


Data: 30/10/2018 13:48:38
Categoria: Saúde

©2018 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.