quarta, 18 de setembro de 2019

SOCIAL - 18 de maio Dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Secretaria Municipal de Assistente Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Centros de Educação Infantil, lutam diariamente para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Código Penal, é um crime.

Conclamamos toda população centenariense para que entre nesta luta para combater todo tipo de violência, não apenas a sexual, mas a psicológica, física e a negligência cometida contra criança e adolescente.

A primeira forma dos pais e responsáveis protegerem os filhos é dando a eles amor, carinho, afeto e assegurando a eles seus direitos fundamentais: alimentação, saúde, educação, convivência familiar livre de violência e dependência de álcool e drogas, etc.

Caso você tenha certeza que houve violência ou abuso sexual, e não tenha receio de ser identificado, dirija-se a Delegacia de Polícia e faça o boletim de ocorrência.

O Conselho Tutelar, Órgão vinculado administrativamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, deve ser contactado quando se deseja fazer denúncia anônima no caso de caso de suspeita e/ou constatação de violência sexual, pois irá averiguar a denúncia.

Entre em contato pelos fones: 3675:2889/ (43)984321125.  Outro canal de denúncia é o 180, através do qual são recebidas denúncias anônimas.

O CREAS, Órgão vinculado administrativamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, possui Assistente Social e Advogado que prestam atendimento e acompanhamento dos casos em que houve violação de direito, realizam acolhida das pessoas, escuta e orientação das famílias, realizam encaminhamento de relatórios e pedidos de providência ao Ministério Público, oferecem suporte técnico aos Conselheiros Tutelares e fazem acompanhamento dos casos junto com o Conselho Tutelar.

A Secretaria de Saúde recebe as vítimas de abuso sexual encaminhadas pela delegacia para realização de exame de corpo de Delito, preenche notificação dos casos em formulário específico de ocorrência de violência que são elaborados no caso de violência contra criança/ adolescente, idosos, etc.

Os Centros de Educação Infantil e as Escolas Municipais, são as primeiras a constatarem mudanças no comportamento das crianças. É muito importante o comprometimento de todos os professores e demais funcionários do meio escolar do ensino fundamental nos casos de violência sexual, realizando denúncia e ajudando a combater a violência.

 

“QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM VIOLENTA.”

“VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Texto elaborado por: Vanderly Pissinati Nicacio (íntegra)


Data: 17/05/2019 15:58:39
Categoria: Social

©2019 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.