terça, 02 de junho de 2020

SAÚDE – DENGUE – Centenário do Sul conta com mais de 200 casos suspeitos


Na manhã dessa terça-feira, 07, o departamento de Vigilância em Saúde de Centenário do Sul apresentou à secretaria municipal de Saúde, os números da dengue no município, o último levantamento de Índice para detectar a presença do mosquito aedes aegypti foi concluído em novembro de 2019 e apresentou 1.37%, ou seja, mais de 50 casas apresentaram foco da dengue durante o levantamento de 60 dias. De acordo com o responsável pelo setor, Jaime Antônio dos Santos, Centenário do Sul conta com 230 casos suspeitos e 23 positivos.

A secretaria municipal de Saúde vem intensificando as ações contra o mosquito da dengue, trabalhando com bloqueio de casos com remoção mecânica, remoção de criadouros em locais estratégicos (risco) como: cemitério, borracharias, ferros velhos, e outros mais. Nestes locais as visitas tem periodicidade de 15 em 15 dias. Notificações de moradores se necessárias, palestra com os grupos do PAIF – Bolsa Família e a colaboração das igrejas evangélicas e católica, que sempre nas celebrações lembram os fiéis sobre os riscos da dengue.

O combate tem que ser continuo e eficiente. A cada dia o mosquito está se apresentando com a transmissão de outras doenças mais. Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária.

O chefe do setor ressalta a grande importância da remoção dos criadouros em comparação ao combate pelo uso do inseticida. “O uso do inseticida fornecido pelo estado só terá eficácia no mesmo dia que foi passado, mas no dia seguinte mais novos mosquitos surgirão. Por isso o melhor combate é a participação de cada morador, removendo de seus quintais os lixos e objetos que acumulam água”.

DENGUE – O PERIGO É PARA TODOS E O COMBATE TAMBÉM – FAÇA SUA PARTE!

 

Assessoria de Comunicação.


Data: 07/01/2020 13:46:37
Categoria: Saúde

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.