quinta, 09 de abril de 2020

SAÚDE – Centenário do Sul conta com serviço de CASTRAÇÃO QUÍMICA de cães machos


A prefeitura municipal de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Saúde vêm executando desde o primeiro trimestre de 2019 a castração química de cães machos. De acordo com o setor de Vigilância Sanitária do município, o serviços atinge apenas os animais com idade superior a 01 ano de idade e não gera nenhum custo para o proprietário.

As castrações têm o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos.

O departamento municipal de Vigilância Sanitária explica que o procedimento é bem tranquilo, sem reações pós procedimento e é feito pelo veterinário do município, Dr. Arnaldo Zamberlan Tomasi -  CRMV 0752, e que os animais posteriormente passam por um acompanhamento.

Mais do que a castração dos animais é importante conscientizar a população quanto a responsabilidade de ter a propriedade de um animal e sobre a adoção responsável. O conceito de abandonado não se resume em não dar comida e água, mas também na questão de deixar o animal solto na rua, não tratar uma doença, não fazer o controle de crias a fim de evitar a procriação e ainda abandonar quando isso acontecer. É necessário que se evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

Interessados poderão procurar a secretaria municipal de Saúde e fazer a solicitação, o pedido também poderá ser feito ao agente comunitário de saúde, que deverá repassar a solicitação ao departamento de Vigilância Sanitária.

 

Assessoria de Comunicação.


Data: 14/01/2020 16:08:38
Categoria: Saúde

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.