terça, 02 de junho de 2020

COVID – 19: NOTA DE ESCLARECIMENTO

A secretaria municipal de Saúde de Centenário do Sul com o objetivo de informar a comunidade centenariense que, após a confirmação do terceiro caso de COVID 19 em nosso município vem esclarecer que a pessoa positivada descumprindo o isolamento recomendado, compareceu em alguns estabelecimentos de nossa cidade no dia 13 de maio.

Desta forma, ao receber o resultado positivo e saber do ocorrido, o setor municipal de Epidemiologia fez um rastreio por onde a paciente por ventura circulou, determinando imediatamente um processo de higienização dos estabelecimentos e afastamento das pessoas que tiveram um contato mais próximo com a paciente em questão.

As pessoas afastadas deverão permanecer isoladas em observação, facilitando o monitoramento da equipe de Saúde, na possibilidade de surgimento de sintomas do NOVOCORONAVÍRUS.

Quanto a divulgação de dados dos pacientes, a secretaria municipal de Saúde informa que além da ética, está seguindo a lei 13.979, publicada em fevereiro de 2020. A lei diz que o Ministério da Saúde manterá os dados “públicos e atualizados”, resguardando “o direito ao sigilo das informações pessoais”.

Para a chefe de Epidemiologia, Chiara Souza Apa, o sigilo deve ser mantido e as pessoas devem ter respeito à lei resguardando a privacidade dos pacientes. Àqueles que detém as informações deverão ficar atentos para não vazarem tais informações pelo Whats App e redes sociais para amigos e contatos. Alertou.

Data: 14/05/2020 14:49:58
Categoria: Saúde

©2020 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.