terça, 07 de dezembro de 2021

SAÚDE: OUTUBRO ROSA - Coleta de preventivo será nos dias 22 e 27

O município de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Saúde estará desenvolvendo como ação da campanha Outubro Rosa, a coleta de preventivo de câncer de colo de útero. O público alvo são mulheres de 25 a 64 anos. As coletas serão realizadas na UBS Anita Canet (posto central), em duas etapas e em horários diferentes para atender a demanda de acordo com a disponibilidade de dia e horário. O primeiro dia de coleta será no próximo sábado, 22, a partir das 07h30 e o segundo dia, será na quinta-feira, 27, a partir das 18h30. Para a realização da coleta é importante e indispensável que a mulher esteja portando o cartão do SUS e o CPF.

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. Este câncer é altamente prevalente na população feminina. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária. No Brasil está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer em 2014, perdendo para mama, intestino (colon e reto), com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. A mortalidade pode chegar a 5 casos em 100.000 ao ano. (www.mulherconsciente.com.br/)

EDNALDO TERRA
ednaldoterra@hotmail.com

Data: 20/10/2016 16:39:21
Categoria: Saúde

©2021 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.