quarta, 14 de abril de 2021

SAÚDE – Município de Centenário do Sul faz aplicação de inseticida para combater o mosquito aedes aegypti. “O combate à dengue não pode parar”

A secretaria municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde realizou a aplicação do inseticida no combate à dengue nos quarteirões que foram notificados os pacientes como suspeitos de dengue. A ação que está sendo concluída nessa quinta-feira, 01, começou ontem, 31.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Jaime Antônio do Santos, esta atividade consiste em um bloqueio de casos, pois em cada notificação é realizada busca ativa, tratamento e aplicação de inseticida nos nove quarteirões em torno do caso suspeito. “A intenção do município seria a realização da aplicação de inseticida em todo território do município, mas no momento este trabalho não é possível, pois a distribuição do inseticida próprio para este trabalho é exclusivo do estado, e está em falta”. Explicou Jaime Antônio.

É importante ressaltar que o mais importante no trabalho, não é a aplicação do inseticida, pois só elimina parte do mosquito adulto, o fundamental está no trabalho do dia a dia através da eliminação dos criadouros nos quintais e terrenos baldios. E para que isto aconteça, os agentes de combate a endemias não podem estar trabalhando de forma isolada, precisam da ajuda de todos os moradores. A recomendação é sempre a mesma, mas não custa repetir, elimine os objetos que possam acumular água e no caso de terreno abandonado, denuncie diretamente na secretaria municipal de Saúde, ao lado do SAMU ou pelo telefone 3675-1341.

Equipe de Vigilância Ambiental de Centenário do Sul é composta pelos agentes: Andrea Alfinis - Solange Ramos - Janaina Domingues - Aguinaldo Alves e Jaime Antônio dos Santos (coordenador) e você morador centenariense, pois juntos somos mais fortes.

Redação final: Ednaldo Terra
Release e fotos: Departamento de Vigilância em Saúde

Data: 01/04/2021 12:46:36
Categoria: Saúde

©2021 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.