sábado, 04 de dezembro de 2021

EDUCAÇÃO – Governo Municipal garante que qualidade na merenda escolar prevalece desde 2013 na rede municipal de ensino de Centenário do Sul


 
 
O município é um dos únicos que tem um setor propriamente dedicado com a qualidade da merenda escolar. Na maioria dos municípios, a merenda escolar é responsabilidade de cada escola. O setor responsável pela merenda servida nas escolas de Centenário do Sul é a Cozinha Central e neste setor, o município conta com a expertise de uma nutricionista que é a responsável pelo cardápio elaborado, buscando sempre o alto teor nutricional nos alimentos, bem como frutas e legumes produzidos regionalmente e de acordo com a estação do ano.
 
À Nutricionista, compete na Alimentação Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Devendo desenvolver entre outras, as seguintes atividades:
- Calcular os parâmetros nutricionais para o atendimento de nossa clientela;
- Programar, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os, quando houver necessidade, respeitando sempre os hábitos alimentares;
-Planejar, orientar e supervisionar, compra, armazenamento, produção, distribuição, sempre observando as boas práticas de higiene e sanitária;
-Identificar crianças portadoras de patologias e de deficiências associadas à nutrição.
 
De acordo com a secretaria municipal de Educação, pasta responsável pela Cozinha Central, durante o decorrer do mês de julho, foram servidos pratos variados nas escolas de toda a rede municipal de ensino: arroz temperado; nhoque de batata doce com carne moída; estrogonofe de frango; caldo de milho com frango; torta de legumes (com frango e carne); lasanha; coxa e sobre coxa assada, entre outros.
 
“O objetivo dessa publicação é rebater uma FAKE NEWS (noticia falsa), que foi publicada numa rede social. Enfatizamos à população centenariense que a merenda escolar é preparada com carinho e com todo cuidado, seguimos o cardápio elaborado, adequando quando necessário. Os alimentos são adquiridos através de licitação e ainda, adquirimos alimentos pela Agricultura Familiar (PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar), para que possamos ter em nossas escolas alimentos saudáveis, da estação e produzidos em nossa terra. Nossas escolas e a cozinha central estão de portas abertas para todos os pais e comunidade em geral, para averiguarem a qualidade do cardápio servido”. Afirmou a secretária, Valquiria P. de Barros.
 
“Alimentação saudável nas escolas foi uma das prioridades implantadas no governo do ex prefeito Luiz Nicacio e nossa população pode ficar tranquila, pois estou dando sequência, buscando melhorar ainda mais a qualidade de vida do cidadão centenariense, principalmente de nossas crianças. Prova disso, são os elogios de muitas pessoas, que comentaram na publicação à respeito da merenda que fiz em meu perfil”. Destacou o prefeito Junior Tavian.
 
 
 
 
Redação: Ednaldo Terra
Assessoria de Comunicação

Data: 30/07/2021 10:04:39
Categoria: Educação

©2021 - Prefeitura Municipal de Centenário do Sul - PR. Todos os direitos reservados.
HNET SOLUÇÕES - A SUA EMPRESA NA INTERNET.