conteúdo do menu

Transparência

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

Assistência Social

Vanderly P. Nicácio

Vanderly P. Nicácio
Fone: (43) 3675-1160
Email: assistencia.social@centenariodosul.pr.gov.br



Atuação:

Sobre

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social tem como missão institucional administrar a Política de Assistência Social do Município de Centenário do Sul.

A Política de Assistência Social é uma política pública de proteção social que objetiva propiciar condições de cidadania aos segmentos populacionais em situação de exclusão social e/ou aqueles incluídos precariamente no usufruto de bens e serviços básicos para uma vida digna.

A Secretaria administra a Política de Assistência Social do Município através dos Programas de Proteção Social Básica, e Programa de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Localização: Rua Prefeito Sulaiman Felicio N° 651
CEP: 86630-000 – Centenário do Sul – Centro - Paraná
Fone: (043) 3675-1160 e Fax: (043) 3675-1160
E-mail: assistencia.social@centenariodosul.pr.gov.br

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª feiras das 08:00 às 17:00 horas (intervalos para almoço das 11:00 às 13:00)

 

CRAS - Institucional

O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. 

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretizaçãodos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. 

Como atua o CRAS ?

O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. 

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência. 

Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS: 

• Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dosseus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;

• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;

• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania. 

Localização: Rua Desembargador Munhoz de Melo, N°385
CEP: 86630-000 – Centenário do Sul – Centro - Paraná
Fone: (043) 3675- e Fax: (043) 3675-2264
E-mail: cras@centenariodosul.pr.gov.br

Horário de Atendimento: 2ª à 6ª feiras das 08:00 às 17:00 horas (intervalos para almoço das 11:00 às 13:00)



Página Atualizada em: 28/04/2022 08:30:59

ANEXOS:

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.