conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal


O município de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Saúde iniciou no mês de julho as atividades do Grupo de Tratamento e Prevenção ao Tabagismo.

A primeira reunião aconteceu no dia 19/07, na UBS Anita Canet (posto central). O grupo iniciou com 12 participantes. O objetivo da secretaria municipal de Saúde é realizar um trabalho de conscientização dos riscos à saúde que o tabaco de uma forma abrangente causa à saúde de seus usuários. Pessoas interessadas em cessar o uso do tabaco poderão buscar apoio nas unidades de saúde de Centenário do Sul.

Para iniciar o Grupo de Tratamento e Prevenção ao Tabagismo, os profissionais realizam um levantamento sobre as condições de saúde do paciente, procurando saber a patologia associada ao vicio/dependência e se este implica na saúde da pessoa.

Com este primeiro grupo, os encontros acontecerão semanalmente às 17h30. O trabalho com os pacientes integrantes, é realizado com a participação de profissionais da equipe de saúde. Os conteúdos apresentados são: a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, os malefícios que o fumo traz à saúde, substancias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras atividades. De acordo coma enfermeira Lyria Lua, o tratamento é realizado de forma individual e de acordo com a necessidade do paciente.

“É importante destacar, que o paciente tem que ter força de vontade. Há casos em que o paciente deixou o vício após o primeiro encontro”. Ressaltou a Lua, enfermeira/coordenadora do grupo.

O tabaco é uma planta (nome científico Nicoatiana tabacum), da qual é extraída a substância conhecida como nicotina, considerada pela OMS uma droga psicoativa que gera dependência. É consumido como droga recreativa sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo, rapé, narguilé, charro ou fumo mascado. (Fonte: Projeto SEMEAR-Ministério Público do Paraná)


Assessoria de Comunicação.

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo