conteúdo do menu

Transparência

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

O governo municipal de Centenário do Sul por meio das secretarias de Agricultura e Saúde, departamentos de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, promoveu no último dia 20/09, no Teatro Municipal, o projeto Promoção à Saúde de Trabalhadores - Análise de comportamento de Segurança na manipulação e aplicação de agrotóxico. Um projeto da UEM – Universidade Estadual de Maringá, financiado pelo projeto Universidade sem Fronteiras do governo estadual. Coordenação da professora Dra. Simone Ap. Galerani Mossini.

O evento teve como público alvo, agricultores e trabalhadores rurais e contou com 33 participantes ligados diretamente à produção rural.

O projeto tem como objetivo, verificar riscos na aplicação de agrotóxicos e para isso, os alunos dos cursos de graduação e pós graduação em Farmácia, Bio Medicina, Enfermagem e Medicina, realizaram a coleta de amostras para exames e análises laboratoriais para verificação da presença de agrotóxico no material coletado.

Exames: Sangue, Urina, Células Bucais

Será analisado pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas da UEM (LEPAC)

Laboratório de Toxicologia e Laboratório de Patologia. Além, de uma parceria com a Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (USP Ribeirão Preto), que também irá realizar algumas análises do material coletado.

Os participantes também foram interrogados sobre o uso ou não de equipamentos de proteção e receberam orientações do uso correto dos agrotóxicos.

Na próxima etapa, o projeto fará a devolutiva dos resultados das análises laboratoriais realizadas e novas orientações aos agricultores.


Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação.

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.