acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A secretaria municipal de Saúde de Centenário do Sul inicia nesta segunda-feira dia 09, a Campanha de Imunização Contra o HPV. A vacina estará disponível para meninas de 9 a 11 anos, na UBS Anita Canet (Posto Central), de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h30. A meta é imunizar 273 meninas na faixa etária de 09 a 11 anos. De acordo com a enfermeira Chiara S. A. Baptista, responsável pelo Setor de Epidemiologia, as adolescentes que participaram da campanha anterior devem receber a 2ª dose neste ano.

O que é HPV?

Papilomavírus, popularmente conhecido como HPV, é um vírus que causa infecção na pele e nas mucosas, hoje existe mais de 100 subtipos de HPV e alguns deles podem causar câncer, principalmente o câncer de útero. De acordo com o MS, o HPV é responsável por 95% dos casos de câncer do colo do útero.

Como o vírus é transmitido?

A forma mais comum de se contrair o vírus é através das relações sexuais. A pessoa infectada não precisa apresentar sintomas para transmitir a doença, todavia, quando há pequenas verrugas a probabilidade de contágio é muito maior. Usar preservativo em todas as relações sexuais é a melhor maneira de evitar a infecção.

Quais os sintomas causados pelo HPV?

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.

Como prevenir a doença?

Além da vacina contra o vírus, a melhor maneira de se prevenir do HPV é usar preservativo em todas as relações sexuais, oral, vaginal ou anal. Para as mulheres é fundamental consultas frequentes de com ginecologistas e a realização de exames preventivos, como o papanicolau. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus, por isso a importância das adolescentes tomarem a vacina.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo