acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A Prefeitura Municipal de Centenário do Sul, por meio da Secretaria de Turismo, está desenvolvendo um levantamento das áreas para visitações turísticas e locais para lazer com a família nos finais de semana.Centenário do Sul possui grande potencial Turístico, em sua maioria desconhecido ou no mínimo pouco divulgado.

Existem lugares para ser visitados como, por exemplo, o Parque Estadual de Ibicatu, uma área de 50,01 ha. onde existe uma grande variedade de espécies nativas, tanto na fauna quanto na flora. A fauna que ocorre na região do Parque é caracterizada por espécies de pequeno porte,como o cachorro-do-mato, coati, gambá, gato-do-mato, cutia e algumas espécies de símios. Entre os ofídeos encontramos no ambiente do Parque a jararacuçú, a cascavel, a urutu, a falsa-coral e as jararacas. Também encontramos lagartos.Referente à fauna aquática da região, encontramos na água doce o lambari, o dourado,o pintado, entre outros. Entre as aves da região podemos encontrar perdizes,pica-paus, rolas, inambus, jacuguaçus e sabiás.

O Parque Florestal de Ibicatu por se encontrar estrategicamente situado em uma região sem predominância de pastagens e culturas, principalmente da cana, a qual sofre queimadas periódicas, propicia um refúgio permanente aos animais da região. Também por sua cobertura florestal, que ocupa a quase totalidade do parque e pela inexistência de estradas que percorrem o interior desta, representa um local de refúgio razoavelmente seguro para a fauna aí alojada.

Quanto a vegetação, dentre as espécies mais abundantes, o pau d’alho apresenta excessiva dominância (44,7% do dossel) e freqüência,normalmente ocupando o andar superior da floresta, ora acompanhado pelo canxim,ora por um grupo mais heterogêneo de espécies como a peroba, a canafístula, o espeteiro e a figueira. Um andar intermediário é representado por espécies típicas desta posição como a crindiúva, o marfinzinho (carrapateira), o ingá, a canelinha e a folha-da-serra, além de árvores e arvoretas de regeneração das espécies que compunham o dossel original como o louro-pardo, a canjerana, o marfim, a guaritá, a gorucaia, o alecrim e a peroba, entre outras. A caça e a pesca são proibidas a qualquer pessoa e de qualquer forma, dentro dos limites do Parque. O local é aberto para visitações recreativas compatíveis com os objetivos e recursos da Reserva, tais como: piqueniques, caminhadas, fotografias e observações da vida silvestre. O Parque localiza-se à aproximadamente 2 km da Vila Progresso e 14 km da sede do Município de Centenário do Sul e 469 km de Curitiba.

A.COM

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo