acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

O Governo Municipal em parceria com Sindicato Rural de Centenário do Sul, Técnicos da Emater e secretaria municipal do Fomento Agropecuário e Meio Ambiente, estão investindo no cultivo do maracujá para aumentar os lucros dos agricultores familiares de Centenário do Sul. O projeto, criado, busca introduzir a fruticultura na região para incrementar a geração de empregos e a melhoria da renda nas pequenas propriedades rurais.

O município está disponibilizando 11.000 (onze mil) mudas de maracujá para fomentar a atividade, todo o recurso usado para a produção. É devido as parcerias que vem sendo implementada a nova tecnologia apresentada pelos técnicos da Emater, a proposta é de levar as mudas para o campo no final de agosto ao início de setembro/2015.

Este programa já está bem avançado, as mudas estão sendo cultivadas dentro da estufa do viveiro da prefeitura municipal, onde estão livres das pragas, doenças e geadas. Todos os agricultores envolvidos no projeto receberão assistência técnica gratuita da Emater. Com a entrega, as mudas que já estarão prontas para florescer e em dezembro as frutas já serão colhidas.

A atividade é ótima alternativa para pequenas propriedades rurais. "Ela dá um bom retorno econômico em pequenas áreas, desde que a comercialização da produção esteja garantida, mas para ser lucrativa, a fruticultura deve funcionar em regime de associativismo. Os pequenos produtores precisam se unir para viabilizar comercialmente a produção", afirmam os coordenadores.

A expectativa do Governo Municipal é para que o cultivo do maracujá venha ampliar a oferta de trabalho na agricultura familiar da região. “A cultura do maracujá gera muito emprego, pois a mão-de-obra no cultivo é diária e manual, diferente de culturas tradicionais como o milho, o feijão e café”.


Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo