acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A Prefeitura Municipal de Centenário do Sul realizou no dia (25) de fevereiro uma reunião na Cozinha Comunitária com os agricultores do município, para a definição das prioridades. A reunião realizada contou com a presença do Prefeito Luiz Nicácio, do Vice-Prefeito Edgar Soares, Secretariado, Procurador, alguns Vereadores e agricultores. O grupo apontou quais problemas e sugeriu varias alternativas:

Primeiro: Estradas em péssimo estado de conservação, dificultando o acesso dos veículos, inclusive as da região próxima ao Rio Paranapanema, foi solicitado uma manutenção.

Segundo: A necessidade de se construir um barracão para guardar as máquinas e equipamentos do Banco da Terra, pois permanecem no “tempo”, se deteriorando. Também foi pedido o cascalhamento dos carreadores das propriedades.

Terceiro: A estrada vicinal que dá acesso a Cafeara está deteriorada devido ao uso continuo da estrada pelos caminhões transportando cana das Usinas e consequentemente, a ponte também encontra-se em situação de risco, podendo desabar. Foi proposta uma conversa com as usinas para verificar alternativa para desviar o fluxo de caminhões por outra estrada e o conserto da ponte antes que aconteça um acidente.

Quarto: A utilização do aeroporto municipal, que hoje não é aproveitado a interesse do município de Cent. do Sul e sim por alguns fazendeiros, inclusive pela Fazenda Jardim que o utiliza para serviços de pulverização agrícola. A recomendação dos presentes foi para que não se transforme aquele local em um Conjunto habitacional, como aconteceu com a área reservada ao Parque Industrial. A construção de um Hotel com estacionamento para caminhões foi proposta pelo Sr. Lucio.

Quinto: No Banco da Terra Sol Nascente, a construção de estradas que estão paradas a mais de 13 anos, sem nenhuma providencia. Também a conservação de estradas com cascalhamento nos carreadores que se encontram em péssimas condições.

Sexto: Com relação a produção de alimento pelo pequeno produtor, relataram que existe três Banco da Terra no Município e tem pessoas querendo leiloar “tem lote que foi vendido mais de quatro vezes’’. Apontaram como solução penalizar as pessoas que estão fazendo leilão e passar os lotes para quem realmente deseja produzir.

Sétimo: Necessidade de Assistência Técnica integral para o Produtor nas diversas áreas e falta de planejamento das cadeias produtivas (do plantio ao consumo). Propuseram que seja disponibilizado assistência técnica e de agrônomo e um trabalho na perspectiva do associativismo buscando cursos de capacitação para os produtores.

Oitavo: Necessidade de poço artesiano para os produtores do Banco da Terra I e II, buscar uma alternativa para viabilizar o poço artesiano.

Nono: Reclamaram da falta de curva de nível para desviar a água das chuvas nas Chácaras do Sr. João Mantoan. Rever as Microbacias e tomar as providências necessárias para sanar o problema..

Décimo:. Solicitaram o cumprimento da promessa por parte do representante da EMATER, para atendimento as necessidades dos agricultores do Município; Décimo primeiro: Sugeriram que a Usina molhe a estrada onde trafegam com seus caminhões pesados, para não levantar a poeira, pois é necessário cuidar da saúde do povo.

Problemas abordados e soluções sugeridas, daqui a 120 dias, será marcada uma nova reunião para a discussão do primeiro quadrimestre.

Fotos relacionadas:



A.COM

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo