acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Sempre empenhado em manter os melhores índices no combate à dengue, a secretaria municipal de Saúde do município de Centenário do Sul, por meio do departamento municipal de Endemias está realizando bloqueios dos casos, tanto positivos, como suspeitos.

A ação envolve a aplicação de inseticida com bomba costal motorizada e também bloqueio mecânico, serviços realizados pelos agentes de Endemias do município.

O secretário municipal de Saúde, Junior Taviam, destaca a importância do envolvimento da comunidade centenariense nas ações de combate.

“Somente as ações do departamento de Endemias não serão suficientes para um combate efetivo. Precisamos que cada morador observe o próprio quintal, em busca de eliminar possíveis criadouros do mosquito. Juntos seremos mais fortes”! Completou o secretário.

A secretaria municipal de Saúde recomenda que o morador reserve na semana, pelo menos 10 minutos para o combate.

No mês de março o departamento de Endemias realizou um índice amostral para detectar focos do mosquito da dengue. Dos números apresentados, 170 casas foram encontrados focos, sendo que 57% dos criadouros foram encontrados em garrafas, latas e etc., com 35% e em segundo lugar, os criadouros foram encontrados em bebedouros de animais domésticos e por fim, 8% em outros locais que acumulam água.

Em nosso município, até o momento foi comprovado laboratorialmente 03 casos positivos para dengue e 13 notificados, que estão aguardando resultado.

COMO COMBATER

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação. 

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

 

Assessoria de Comunicação.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo