acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal


O município de Centenário do Sul, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde alerta os moradores sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação e acidentes com escorpiões. Por ser uma das pragas urbanas mais temidas, os cuidados devem ser constantes, e não é para menos: a picada desse aracnídeo é dolorosa e, em alguns casos, pode ser fatal.

Onde vivem os escorpiões?

Esses animais têm hábitos noturnos. Eles dificilmente são vistos à luz do dia, pois esperam o sol baixar para sair procurando comida. Basicamente os escorpiões se alimentam de insetos e outras criaturas invertebradas (principalmente baratas).

Os principais esconderijos dos escorpiões são lugares escuros. Se você mora no campo, pode encontrar ninho de escorpião embaixo de tocos de madeira ou de pedras. Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho.

Os escorpiões também são encontrados nas tubulações de esgoto, caixa de gorduras, isso porque eles são predadores das baratas, insetos que vivem no subterrâneo. Ou seja: uma infestação de cascudas na cozinha ou na despensa pode representar um risco ainda maior, já que elas atraem outras criaturas nocivas.

Por que o escorpião amarelo aparece nas cidades?

Esse bicho peçonhento se alimenta de baratas. Logo, é comum encontrá-lo onde a comida está: nos locais com acúmulo de lixo e sujeira.

Como controlar a incidência do escorpião amarelo?

A melhor maneira de lidar com essa praga é reduzir sua fonte de alimento. Sem baratas por perto, o escorpião se afasta naturalmente. Sendo assim, você deve manter o ambiente limpo e dificultar o acesso de insetos. Acompanhe algumas sugestões:

– Limpe a caixa de gordura da cozinha, pois os dejetos são um banquete para baratas;

– Instale grades nos ralos, impedindo que os animais subam pela tubulação;

– Recolha o lixo em sacos plásticos fechados e jogue-o em lixeira com tampa;

– Não acumule entulho no pátio;

– Contrate uma equipe qualificada para o serviço de desinsetização (antigamente chamado de dedetização)

Quais são os sintomas da picada de escorpião?

A primeira reação do corpo é a dor intensa, que eventualmente se estende pela área afetada. Por exemplo, se a picada ocorreu na panturrilha, a perna inteira pode ficar sensível. Em alguns casos, há queimação, latejamento ou formigamento.

Pessoas com baixa resistência ao veneno também podem apresentar manifestações sistêmicas, tais como:

– Enjoo;

– Suor intenso;

– Falta de ar;

– Alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial.

As crianças são as mais suscetíveis a esses problemas, devido ao baixo peso e ao sistema imunológico frágil. No entanto, cabe ressaltar que o escorpião não ataca seres humanos de maneira gratuita.

A ferroada costuma ocorrer por acidente, quando o aracnídeo se sente ameaçado. Uma situação ilustrativa é a do indivíduo que calça um sapato onde o bicho esteja escondido. Para se defender do esmagamento, o animal reage com uma picada.

Para maiores esclarecimentos, ligue no telefone 3675.1054 – Vigilância Sanitária.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo