acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Para o desenvolvimento do Plano Municipal de Educação – (PME) do município de Centenário do Sul, a secretaria municipal de Educação está realizando reuniões e fóruns educacionais com diretores, coordenadores, professores e profissionais da educação. O projeto previsto na Lei 13.005, de 24 de junho de 2014. A lei visa estabelecer metas e diretrizes para desenvolver ainda mais a educação no município. O referido Plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Simon, o projeto abrange todas as unidades educacionais localizadas no município, como também, contemplam instituições que fornece cursos profissionalizantes ao público Centenariense.

"Escolas da rede municipal, estadual, filantrópica, bem como, as da rede privada participam do Plano Municipal. Além disso, instituições como: SENAC E PRONATEC, que fornecem cursos profissionalizantes, também para o público de Centenário do Sul, terão participação. A medida promove as articulações necessárias visando as melhorias educacionais no município". Enfatizou a secretária.

A secretaria municipal de Educação informou que para garantir a eficiência do PME, dados estatísticos educacionais estão sendo levantados e explica que as ofertas de matrículas para as formas de ensino infantil, fundamental, Jovens e adultos, médio e superior, além de outros indicadores serão analisados. Para isso, também já foram iniciadas reuniões com as mais diversas comunidades escolares como: diretores, coordenadores, professores, pais de alunos e com os próprios alunos.

Criado em 2014, para fortalecer as ações que serão operacionalizadas pelo PME, o Fórum Municipal de Educação trabalhará de forma integrada. O Fórum é Constituído por representantes das secretarias de Planejamento, Administração, Saúde, Assistência Social, Educação, Jurídico, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, religiosos e câmara de vereadores.

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação - PNE, todos os estados e municípios precisam elaborar seus planos. O Ministério da Educação (MEC), por meio da secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), oferece ferramentas para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os documentos ao PNE. Entre as metas nacionais estabelecidas estão universalizar até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos e ampliar a oferta de Educação Infantil, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

A elaboração do Plano Municipal de Educação representa um marco na história da cidade de Centenário do Sul e faz parte das ações em prol da educação de qualidade social.

A partir deste documento referencial, que ora oferecemos, os cidadãos poderão apresentar e debater suas proposições políticas e pedagógicas, com vistas à consolidação de políticas públicas e de gestão da educação, demandadas pela sociedade Centenariense.

O desafio é estabelecer um Plano Municipal de Educação, flexível e aberto às inovações, que possibilite a unidade na diversidade das concepções e práticas educacionais.

“A escola deixará de ser uma ilha e passará a conscientizar-se da realidade social e política que a circunda; a escola em todos os níveis da educação será realmente acessível para todos, contudo o ensino estará aberto para aqueles que o desejarem”. Complementou a secretária, Sueli Simon.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo