acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A prefeitura de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Assistência Social realizou no dia ultimo dia 13 de fevereiro uma reunião com os municípios de Lupionópolis e Cafeara. O motivo da reunião foi a implantação de um Abrigo Provisório de crianças e adolescentes. O objetivo desse projeto é abrigar crianças e adolescentes, que devam ser retirados de sua família de origem e encontram-se em situação de risco pessoal e social, tais como negligencia, abuso sexual, abandono e outros.

A implantação do Abrigo Provisório se faz necessária porque de acordo com dados do Conselho Tutelar de Centenário do Sul, existem 7 crianças/adolescentes em situação de risco, ou seja, estão tendo seus direitos violados pelas situações citadas acima. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que na ocorrência destas situações deve-se trabalhar a família para que cumpra com o dever de cuidar e educar os filhos. Quando a família não cumpre com seu dever, a criança deve ser retirada de sua família de origem, e levada para casa de outros familiares que possam assegurar todos os direitos das mesmas (educação, alimentação, saúde, lazer, convivência familiar, etc.), porém quando não há esta possibilidade, devem ser colocadas em Abrigo Provisório.

A proposta do prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicacio, é uma parceria na implantação do abrigo, com os municípios que compõem a Comarca. Na proposta, Centenária do Sul custeia 50% do valor e os outros municípios custeiam 25% cada.

Para os representantes dos municípios de Cafeara e Lupionópolis, não há de inicio, o interesse na implantação do abrigo, pois já contam com o Programa Família Acolhedora – “O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária”. Os representantes também se prontificaram a levar a proposta para os prefeitos. Para o dia 27 de fevereiro em Cafeara foi marcado a reunião em que os municípios apresentarão as respostas de interesse ou não na implantação do abrigo.

A primeira reunião contou com a presença das secretárias de Assistência Social, de Centenário do Sul, Vanderly P. Nicacio, Glaucia Tavares, de Lupionópolis e Roberissa Wanderline de Cafeara e de representantes dos Conselhos: Tutelar, da Criança e do Adolescente, profissionais de Assistência Social e psicólogos dos CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, dos 3 municípios.

A.COM

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo