acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

A prefeitura de Centenário do Sul, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura organizou no último fim de semana, dias 07 e 08 de junho, a tradicional Festa Junina. O evento aconteceu em frente a prefeitura municipal, com barracas típicas, dança de quadrilha apresentadas por alunos das escolas municipais e a presença do publico centenariense.

Como atrações artísticas, a festa contou com a animação do Grupo Explosão do Forró e da dupla Fábio e André.

Para o Distrito da Vila Progresso, a Festa Junina está marcada para o mês de agosto, no dia 02.

Origem

Existem duas explicações para a origem da Festa Junina. A primeira delas se explica exatamente pelo mês de realização. A outra versão remete às tradições dos países católicos da Europa, em especial Portugal, no culto a São João, tanto que no princípio a festa chamava-se Joanina.

A festa de São João brasileira é típica da região nordeste. Em razão da época propícia para a colheita, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca, o bolo e a broa de milho. São também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão e outras delícias.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre, cercado ou não, onde barracas são erguidas unicamente para o evento. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A.COM

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo