conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

Aconteceu na tarde de ontem, 18/05, o evento do 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Devido ao frio intenso, o evento que seria em frente a prefeitura municipal de Centenário do Sul, foi transferido para o Teatro Municipal. O auditório ficou lotado com a participação de alunos das escolas da rede municipal de ensino, APAE e escola Aliança.

O evento faz parte de várias ações organizadas pelo governo municipal, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, com parceria das secretarias de Educação; Esporte, Cultura e Lazer; Saúde e a participação dos órgãos; Conselho Tutelar e CMDCA, que desenvolveu uma programação especial sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que está sendo celebrada neste mês de maio. Dentre as ações estão:

- Capacitação para os professores dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental I das escolas municipais sobre como trabalhar o tema Abuso e Exploração Sexual;

- Trabalho junto aos alunos da rede municipal de ensino, também APAE, Escola Aliança, realizado pelos professores e confecção de materiais sobre o tema;

- Teatro de fantoches realizado pelos conselheiros tutelares nas escolas municipais e Educação Infantil, creches, Escola Aliança e APAE;

- Realização de palestras junto às famílias acompanhadas pelo CRAS;

- Palestras ministradas pelos técnicos da secretaria municipal de Assistência Social junto aos alunos do Colégio Estadual Pe. José Pires.

- Ato de mobilização sobre o tema, realizado na tarde do dia 18 de maio, a partir das 15h00, em frente à prefeitura municipal de Centenário do Sul.

Em sua fala, o prefeito Junior Tavian destacou a importância da participação das crianças na confecção dos cartazes com temas sobre como não se calarem para possíveis abusos e explorações. “Essas crianças vão carregar em suas vidas esses ensinamentos, pois o trabalho realizado será fixado em suas mentes. E isso é muito importante para o aprendizado de cada um. Assumo aqui um compromisso de sempre zelar pelas nossas crianças”. Destacou o prefeito.

Ao final do evento, um professor e um aluno de cada escola participante realizaram o ato de plantar uma margarida em um vaso que será cultivada em cada escola, sendo a flor o símbolo da Campanha 18 de Maio. “Flores são como nossas crianças e adolescentes. Se não as plantarmos em solo fértil com bons ensinamentos, poderão não crescer, se não às regarmos de amor, poderão não florescer. Plante hoje a semente da flor que você deseja colher amanhã”!

Além do prefeito Junior Tavian, também participaram: Sueli Advogada – vice prefeita, Celso Delani e Valdir Casa Nova e Zé Neguim- vereadores; Rita Amaral Zaia – secretária de Assistência Social, Valquíria, P. de Barros – secretária de Educação, secretários e diretores da gestão municipal; Josneile Ferreira – presidente do Conselho Tutelar, Helita Beletti  - presidente do CMDCA e diretora da Apae, pastores: Reginaldo, José e Fábio, servidores das secretarias envolvidas, e alunos e professores das escolas participantes.


Assessoria de Comunicação.

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo