conteúdo do menu

Transparência

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal


A prefeitura municipal de Centenário do Sul, por meio da secretaria de Agricultura em parceria com o IDR – Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná realizou na última terça-feira, 08/11, a imunização contra a brucelose no rebanho bovino, foram imunizadas 32 fêmeas de 03 à 08 meses. A imunização atendeu 07 produtores.
De acordo com a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a imunização acontece à cada trimestre e esta foi a quarta etapa de vacinação em 2022. Para 2023 a secretaria já está convocando os criadores, que ainda não possuem cadastro, que façam devidamente como manda a legislação para a devida vacinação nas próximas etapas. A secretaria de Agricultura também informou, que cada produtor tem um custo de R$ 8,00 (por cabeça), sem custo do procedimento realizado pelos técnicos.
É importante lembrar que a imunização contra a brucelose é obrigatória e todo criador deverá apresentar o atestado de comprovação da imunização do rebanho. PORTARIA: 215/2020 ( https://bit.ly/3EcXPm3 )
Brucelose: A brucelose é uma doença bacteriana contagiosa que afeta diferentes espécies animais e a população humana. O agente causador da brucelose bovina é a bactéria Brucella abortus. Além de problemas reprodutivos, os prejuízos decorrentes da ocorrência de brucelose no rebanho estão relacionados a diminuição da produção de leite e carne. No Paraná, a vacinação das bezerras de 3 a 8 meses de idade é obrigatória e as propriedades com casos diagnosticados devem ser saneadas. Os testes reagentes devem ser imediatamente comunicados à Adapar. (Fonte: Agência De Defesa Agropecuária Do Paraná – Adapar).
Fotos: Sec. Mun. Agricultura e Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.