conteúdo do menu

Transparência

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal
conteúdo principal

CULTURA – Carnaval de Rua 2023. Um show de organização e o maior público da região

Depois de 2 anos sem Carnaval de Rua devido a pandemia, Centenário do Sul mantem a tradição e garante o nome de “O melhor Carnaval de Rua da Região”

O município de Centenário do Sul realizou nos últimos dias 18,19 e 20 de fevereiro um mega evento para os munícipes e muitos visitantes que estiveram presente no maior carnaval de rua do norte paranaense. O Carnaval de Rua 2023 aconteceu aos 45 do segundo tempo, como diz na gíria do futebol. Mas esse detalhe fez com que a organização tomasse com um motivo de superação e assim foi, uma grande equipe de servidores e colaboradores voluntários, fizeram a diferença para o maior evento do município acontecer.

Não bastava toda a parte burocrática resolvida e toda a estrutura no local; tudo precisava ficar muito bonito e com todo o charme de uma festa que é tradição; e isso aconteceu, as tendas, o palco e todo local foi enfeitado para receber nossa população e nossos queridos visitantes que vêm de toda região.

ATRAÇÃO

Nos 3 dias de evento tivemos a apresentação da renomada banda Fonte Luminosa, conhecida e aclamada pelos grandes shows. Foram 4 apresentações; dias 18,19 e 20 e uma matine no dia 19 ao ritmo de muito samba, axé e marchinhas carnavalescas tradicionais dos grandes carnavais.

BLOCOS CARNAVALESCOS

O Carnaval de Rua 2023 contou com a participação de dois grandes blocos. O “Bloco do Povo”, pela primeira vez no carnaval de rua de Centenário do Sul e o bloco “A Grande Família”, que homenageou a saudosa e eterna rainha, matriarca da família, Dona Maria Zanoni, que comemorou 100 anos, desfilando no carnaval de Rua de 2020. Maria José dos Santos Zanoni faleceu poucos meses depois.

ESTRUTURA

Uma grande estrutura para receber os foliões foi preparada. Foram 5 tendas 10x10, 40 banheiros químicos e uma grande praça de alimentação.

SEGURANÇA

Para garantir a ordem foram contratados 80 agentes de apoio como segurança, além do efetivo da polícia militar que esteve presente com cerca de 30 policiais por noite, com apoio de viaturas do 15º BPM - Rolândia, ROTAM do 15º BPM, ROTAM da 11ª CIPM - Cambé, viatura do CHOQUE do 5º BPM – Londrina. Presença importantíssima!

BENEFICENTE

Durante os 3 dias de evento no Carnaval de Rua de Centenário do Sul, os foliões puderam adquirir os produtos que foram vendidos na barraca da Associação Nossa Senhora das Graças (asilo de Centenário do Sul). A entidade recebeu mais de 90 caixas de cerveja em lata e com a venda, teve um lucro em torno de 8 mil reais. O lucro real será divulgado em breve na prestação de contas do asilo.

LIMPEZA

Todos as noites após o show, uma equipe recolhia os vasilhames de vidro e outros lixos que eram produzidos no local; o material reciclável era coletado por recicladores durante o evento. A limpeza do local era realizada pela secretaria municipal de Infraestrutura – Obras e Serviços, uma força tarefa iniciava os trabalhos às 06h00, com varrição e lavagem das ruas e calçadas no perímetro onde aconteceu o evento, em frente residências e comércio próximos do local.

“Ficamos 2 anos sem a realização do Carnaval de Rua devido a pandemia. Este ano, mais do que nunca precisávamos realizar este evento, pois a população pedia e o comércio local também. Nosso município é conhecido turisticamente em todo estado do Paraná pelo melhor carnaval de rua da região norte, inclusive somos destaque no portal Viaje Paraná e não podemos perder essa tradição. Nosso carnaval é Cultura, é Lazer e é Turismo. Gratidão à todos os envolvidos, servidores e voluntários que não mediram esforços para este grande evento acontecer”. – Prefeito Junior Tavian.


Fotos: Sec. Cultura - Esporte e Lazer


Assessoria de Comunicação.  

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.