acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

O governo municipal de Centenário do Sul, por meio da secretaria municipal de Assistência Social desenvolve desde janeiro de 2013, sobre a coordenação e orientação da professora de educação física, Flávia Valéria Monteiro, o programa Viva Vida. O programa tem como objetivo, a qualidade de vida dos idosos do nosso município.

Por meio do programa os idosos têm um aprimoramento da mobilidade e da disposição física no dia-a-dia, evitando doenças cardíacas, o stress, a depressão, ansiedade, o sedentarismo, colesterol e outros problemas mais comuns, que podem ser combatidos com atividades físicas diárias. Os sintomas das doenças são evitados e os benefícios são sentidos diariamente, diminuindo as probabilidades de disfunções cardiovasculares. A pressão arterial é controlada e a frequência cardíaca se mantém estável.  

Quando se inserem ao programa, os idosos passam a fazer regularmente de acordo com as orientações da professora, várias atividades que proporcionam ganho na força muscular e maior flexibilidade, melhora no equilíbrio, aumento do contato social, tornando mais independente e menos sedentário e uma melhora da auto estima. Alongamento corporal, aquecimento, fortalecimento muscular através da ginástica, caminhada e exercícios de relaxamento. Além dessas atividades são oferecidos momentos de interação e fortalecimento dos laços de amizade através de: atividades de socialização como dinâmicas, passeios, participação em eventos como: Exposição em Londrina; Caminhada no SESC de 4 km entorno do lago igapó, bingo recreativo no mês de maio em comemoração ao dia das mães; bingo recreativo no mês de agosto em comemoração ao dia dos pais. Por meio do programa, os idosos também participam de palestras com especialistas, sobre qualidade de vida, nutrição, orientações sobre o estatuto do idoso, abordando assuntos como direitos e deveres.

O programa atende hoje, cerca de 150 idosos, divididos em 4 grupos. Grupo Central (abrange moradores da região central da cidade); Grupo Especial (abrange os idosos com maiores comprometimentos e menos resistência motora), Grupo Adalgiza (abrange os moradores da Ventania) e Grupo Centro Comunitário (abrange os moradores que residem na região entra as Ruas Massanobu Nakamura e Rolândia).

Para se matricular no programa Viva Vida você deverá ter no mínimo 50 anos, ir até a Assistência Social, somente na sexta-feira, no período da tarde, das 13h00 ás 14h30, é necessário levar os documentos pessoais RG e CPF e 1 foto 3x4.

 

Assessoria de Comunicação
EDNALDO TERRA
(043) 99934.1218
ednaldoterra@hotmail.com

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo