acessibilidade
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Centenário do Sul

conteúdo principal topo
conteúdo principal

Na última sexta-feira, 12, o governo municipal de Centenário do Sul em parceira com o governo estadual realizou a abertura do programa "Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas. O evento aconteceu na Área de Lazer Pedra Preta, nas margens do Rio Paranapanema.

A programação do evento contou com a soltura de peixes, plantio de árvores e trilha de educação ambiental. Ao todo 100 mil peixes foram soltos no Rio Paranapanema, 60 mil pacus e 40 mil curimbas.

O programa fará o enquadramento do município de Centenário do Sul na implantação de um Centro de Produção de Organismos Aquáticos, Estação de Piscicultura e Aquicultura com peixes de água doce.
O projeto tem o objetivo de formar plantéis de matrizes e reprodutores, produção de larvas, pós-larvas e alevinos para distribuição e repovoamento de corpos d'água públicos e doação para pequenos produtores para engorda.

A parceria também tem o objetivo de proporcionar uma linha de processamento e desenvolvimento de peixes; parametrizar investimentos com melhor custo benefício a médio e longo prazo; solicitar possível investimento na área de aquicultura aumentando o desenvolvimento sustentável municipal; possibilitar desenvolvimento pessoal dos munícipes envolvidos; gerar empregos direta e indiretamente relacionados ao projeto; propiciar a expansão de novos mercados aos envolvidos.

Atualmente Centenário do Sul é sede da Associação de Pescadores, que conta com mais de 600 membros, dos quais estão distribuídos em 29 municípios paranaense, gerando uma renda aproximada de R$ 500.000,00 anuais em venda para consumidor final.

Para abertura do programa, o prefeito Luiz Nicacio e o vice Edgar Soares receberam o secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes e o deputado estadual Alexandre Curi, o diretor geral, Rasca Rodrigues. Também participaram do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Delani, o presidente da câmara municipal, Marlon do Kioski e os vereadores: Prof. Adam Lineker, Pedrão da Tabapuã, Bertam e Osvaldo Eletricista, os prefeitos José Antônio (Lupionópolis), Fabinho (Florestópolis) Brenne (Bela Vista do Paraiso), o presidente da Associação dos Pescadores, Sr. Elpídio Sanfoneiro, secretários e servidores municipais, Sra. Angela Panizzi - IAP de Curitiba (coordenação pedagógica da trilha ambiental), Luiz de Souza Viana e Javier Machiavello - diretores da Fundação Terra. (A Fundação Terra em parceria com o governo do estado, secretaria de Meio ambiente, Sanepar e Copel, é responsável pelo povoamento das bacias hidrográficas do Paraná)

 

Assessoria de Comunicação.

Ouvir:00:00ouvido

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS


O site não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo